UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DA COMUNIDADE
mensagem

O Templo da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Picada 48 Baixa completa 160 anos em 2010, sendo o mais antigo em uso na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Para falar deste templo é necessário voltar no tempo. Em 1827 chegaram os primeiros imigrantes alemães a esta região. Trata-se das famílias Molter, Weirich, Petry, Zimmermann e Krug. Temos notícias de que poucos anos mais tarde, na década de 30 do século 19, as famílias evangélico-luteranas já se reuniam em cultos, que eram celebrados em residências. Seguindo a orientação de Martim Lutero (Pra cada Igreja uma Escola), em 1845 foi inaugurada a 1ª escola. Os primeiros pastores eram também os professores e moravam na escola.

Ainda na década de 40 iniciou a mobilização para a construção de um templo para as celebrações da comunidade.  Em terreno doado pelas famílias de Frederico Krug e Miguel Bauermann, 19 famílias iniciaram em 1848 a construção do templo que resiste ao tempo. Estes eram os sobrenomes destes corajosos pioneiros: Adamy, Bauermann, Dhein, Fleck, Gerhardt, Heinz, Krug, Klein, Kney, Molter, Müller, Petry, Pilger, Reiheimer, Saueressig, Weyrich. Ainda há vários descendentes destes morando na região e participando da comunidade. rios descendentes destes morando na regis que emigraram daqui e para o ro.  Como a lei de então não o permitia que templos não católicos tivessem torre, a mesma só pode ser construída mais tarde e foi inaugurada somente em 1901.  Estamos diante de uma muita luta, dedicação e amor de membros da comunidade, presbíteros, conselheiros, senhoras da OASE, jovens, pastores, professores etc...

Inicialmente também as famílias da região de São José do Hortêncio e Ivoti foram atendidas a partir da comunidade 48 Baixa. Atualmente também há paróquias da IECLB nestas duas cidades.

Em nossos dias, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Picada 48 Baixa conta com aproximadamente 1.050 membros batizados.

Nestes últimos anos a comunidade tem se dedicado a ampliar seu espaço físico. Em 2008 construiu sua casa mortuária e em 2009 inaugurou seu ginásio de esportes. Também foi feita em 2009 uma ampla restauração do cemitério.  O maior desafio é o de restaurar o templo para que seja reinaugurado em 27 de outubro de 2010, quando completa 160 anos. O presbitério sabe que pode contar mais uma vez com a generosidade dos membros que fazem parte dessa história que tem sido muito abençoada por Deus.

Muito antes de se pensar em uma sede municipal na região, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Picada 48 Baixa, já estava aqui.     Com a imigração dos anos 70/80 do século passado, chegaram muitas famílias da região Celeiro de nosso Estado. Várias destas famílias têm também como sua esta abençoada comunidade.

Para cada um de nós, nascidos na região ou imigrantes, é uma alegria poder hoje fazer parte desta longa história da Comunidade. Pelo que , a Deus muito agradecemos.



acesse site da rádio União FM site da Prefeitura Municipal de Lindolfo Collor site do Luteranos calendário fale com o pastorado blog
rodape site do Brasil fale com o desenvolvedor do site área restrita