A História da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Picada 48 Baixa iniciou em 1827 com a chegada dos primeiros imigrantes alemães a esta região. Trata-se das famílias Molter, Weirich, Petry, Zimmermann e Krug. Temos notícias de que poucos anos mais tarde, em torno de 1830, as famílias evangélico-luteranas já se reuniam em cultos, que eram celebrados em residências. Seguindo a orientação de Martim Lutero de que para cada Igreja deveria ter uma Escola, em 1845 foi inaugurada a 1ª escola. Os primeiros pastores eram também os professores e moravam na escola.

 

Em 1848, 19 famílias iniciaram a construção do templo, em um terreno doado pelas famílias de Frederico Krug e Miguel Bauermann. Conforme os registros da comunidade participaram da construção do templo as famílias Adamy, Bauermann, Dhein, Fleck, Gerhardt, Heinz, Krug, Klein, Kney, Molter, Müller, Petry, Pilger, Reinheimer, Saueressig, Weyrich. Vários descendentes destas famílias ainda moram na região e participam da comunidade.

 

A inauguração do Templo aconteceu em 20 de outubro de 1850, permanecendo em uso até os dias atuais. É o templo mais antigo em uso na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Na sua inauguração o templo não tinha torre. Era época do Império Brasileiro e a lei não permitia que templos não católicos tivessem torre.  A torre foi construída mais tarde e inaugurada em 1901.

A historia da construção deste templo e a sua conservação até os dias atuais só foi possível graças a fé, dedicação e amor das diversas gerações que se empenharam em participar da vida comunitária.

 

No inicio, a partir da Comunidade em Picada 48 Baixa eram atendidas as famílias da região de São José do Hortêncio e Ivoti. Com o tempo estas cresceram em autonomia  e atualmente também há paróquias da IECLB nestas duas cidades.

 

Atualmente a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Picada 48 Baixa conta com mais de 1.000 membros batizados. Muitos destes vieram de outras localidades. Entre os anos de 1970 e 1980, migraram para o município de Lindolfo Collor muitas famílias da região Celeiro do Estado do Rio Grande do Sul e encontraram em nossa comunidade um espaço para viverem a fé.

 

Nos últimos anos a comunidade ampliou e melhorou o seu espaço físico. Em 2008 construiu sua casa mortuária e em 2009 inaugurou seu ginásio de esportes. Também foi feita em 2009 uma ampla restauração do cemitério. O templo também foi restaurado e reinaugurado em 27 de outubro de 2010, quando completou 160 anos.

 

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Picada 48 Baixa – IECLB – tem sua sede no Município de Lindolfo Collor – RS, cerca de 60 km de Porto Alegre e está inserida no Sínodo Nordeste Gaúcho. É uma comunidade acolhedora que busca preservar o seu passado, mas sem perder a coragem de realizar mudanças que possibilitem viver o Evangelho no presente, para construirmos um futuro de esperança para toda gente.